Economia

COOPERATIVAS JÁ RECOLHERAM 60 TONELADAS DE PRODUTOS RECICLÁVEIS

vide
| 23/02/2009 às 20:13
A iniciativa da Limpurb com a coleta seletiva nos camarotes da Barra, Ondina e Campo Grande está movimentando 11 cooperativas de catadores da cidade, que recolheram, até o final da tarde de hoje (dia 23), 60 toneladas de produtos recicláveis.

As cooperativas Camapet, Brisitube, Recicla Salvador, Caec, Cooperbrava, Coopbari, Recicop, Reciclan. Coopersef, Canore estão atuando diariamente nos camarotes, recolhendo as latinhas de alumínio e de aço e garrafas PET. A Coopguary faz coleta no bairro de Periperi. A estimativa da Limpurb é de coletar 150 toneladas até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas.

           
O material coletado é transportado para um galpão, onde as latinhas são prensadas (corpo, tampa e anel) e depois acondicionadas em fardos. Posteriormente, são negociadas com sucateiros, com variação de preço. As latinhas de alumínio são comercializadas ao preço de R$ 1,50 o quilo, enquanto as de aço e as garrafas PET são vendidas a R$ 0,30 o quilo. Cada latinha de alumínio pesa 14,5 gramas - 67 latinhas de alumínio correspondem a um quilo. A lata de alumínio demora mais ou menos 100 anos para se decompor na natureza.

           
Pesquisa recente indica que no Brasil, 51 latas de alumínio são consumidas anualmente por cada habitante, enquanto nos Estados Unidos esse número chega a 375.