Economia

COOPERATIVAS AJUDAM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS A ENFRENTAR CRISE DESEMPREGO

vide
| 11/02/2009 às 19:02
A mesma crise econômica que causa demissões é também um momento de oportunidade. Em São José dos Campos, as cooperativas são alternativas encontradas para driblar essa fase e mais que isso, impulsionam e motivam aqueles que eram funcionários e passaram a ser donos do próprio negócio.
  A tecelã Helena das Graças Silva é uma das 140 sócias de uma cooperativa do setor têxtil. Está na empresa há mais de 30 anos. Antes como funcionária, agora como sócia. A diferença está no empenho de todos que, segundo ela, ficou bem maior. "Todo mundo tem responsabilidade e quer mais do que ninguém que o negócio vá pra frente, porque é de todos nós", disse.

É o princípio da cooperativa. Todos são sócios e não empregados. Ao invés de salário, pró-labore e decisões tomadas em conjunto.

"Nós sempre atribuímos um valor de pró-labore sempre compatível com a função a qual o nosso cooperado exerce. E ao final do exercício, no dia 31 de dezembro, o que der de resultado positivo é dividido em partes iguais", disse Paulo Roberto Palmeira, diretor-presidente da cooperativa.

A crise econômica também atinge as cooperativas, mas de uma forma diferente. Muitos desses grupos encaram o momento atual como uma oportunidade e em São José dos Campos o trabalho pode ficar mais fácil. É que em dezembro foi aprovada uma lei que permite que cooperativas também participem de licitações públicas. É um novo mercado, que será incentivado com a criação de uma incubadora.

Um projeto que vai ensinar e estimular a formação de novos grupos de trabalho. A organização está com a Central de Cooperativas do Vale do Paraíba, que enxerga o sistema de negócio como uma alternativa para quem ficou sem emprego por causa da crise econômica. Como explica o diretor da central de cooperativas, José Ângelo Tralli.

"O plano pra gente pegar essa mão-de-obra disponível e converter em novos trabalhadores, é na formação de novas cooperativas ou no treinamento direto pra eles abrirem outro mercado, ou até voltar para o que eles estavam", disse.

A incubadora de São José dos Campos vai receber apoio da organização das cooperativas do estado de São Paulo que vai montar um escritório na cidade. A previsão é que ele seja inaugurado no dia 30 de março, mas antes mesmo da inauguração já há atividades para os interessados.

Fonte: VNews