Economia

SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE TRABALHO SE REÚNEM NO HOTEL PESTANA

Vide
| 04/02/2009 às 07:44
   A crise econômica mundial e seus efeitos no mercado de trabalho são o centro da pauta da reunião nacional de secretários estaduais do Trabalho que acontece nesta quinta-feira, dia 5/2, no Hotel Pestana, em Salvador.

   O encontro visa discutir o reflexo da crise, mas também analisar e deliberar propostas que minimizem o seu impacto nos estados. A abertura do encontro está prevista para as 9h com a presença do governador Jaques Wagner. Em seguida, a diretora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Laís Abramo, fará um balanço sobre a atual situação do emprego no Brasil e as perspectivas para o ano de 2009.

  De acordo com dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), houve uma queda no crescimento na geração de postos de trabalho em praticamente todos os estados. O país fechou o ano de 2008 com 1.452.202 novos empregos, contra 1.617.392, em 2007. 
 
  A Agenda do Trabalho Decente proposta pela OIT também está na pauta do encontro, visto que, com a crise financeira, aumenta ainda mais o desafio de governantes na proteção ao trabalho digno e de adoção de políticas que garantam a inclusão de homens e mulheres no mercado formal de trabalho. Adotada em alguns países e de forma pioneira pelo estado da Bahia, a Agenda do Trabalho Decente prevê medidas que contribuem para fomentar a criação de emprego, intensificar e ampliar a proteção social e utilizar mais o diálogo social.

  A retomada do funcionamento do Fórum Nacional dos Secretários de Estado (Fonset), importante espaço de diálogo e troca de experiência entre os estados e de negociação junto a outros órgãos governamentais, também será tratada no encontro, que prevê ainda a discussão sobre financiamento federal de programas de qualificação, que ao final de 2008 sofreu corte significativo, comprometendo as metas traçadas por cada unidade da Federação. Ao final, será elaborada a Carta de Salvador, com as deliberações e encaminhamentos do encontro.

  Além de secretários e da diretora da OIT no Brasil, participa da reunião André Peixoto Lima,  secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Empre