Vide
Dirigentes dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Alagoas estiveram reunidos ontem (19), no Hotel Maceió Atlantic, para discutir a interação entre cooperativismo e sindicalismo.
O tema do encontro foi Cooperativismo Sindical: visão atual e futura da ferramenta para alavancar o empreendimento cooperativo, gerar emprego e renda.
A reunião abordou questões sindicais com o objetivo de nivelar a situação atual, estabelecendo uma discussão acerca do direito sindical brasileiro e cooperativo, em especial, a necessidade da presença sindical para o desenvolvimento das atividades empresariais cooperativas.
De acordo com Márcia Túlia Pessoa, superintendente do Sistema OCB/Sescoop/AL, o encontro é apenas o primeiro de vários que ainda serão efetivados. Em breve estaremos participando de um encontro em Minas Gerais para discutir a realidade local, revelou.
Orlando Colavolpe, presidente da Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina, esclareceu a necessidade de fortalecimento dos sindicatos e de sua importante interação com o sistema cooperativista. "Estamos reunindo federações das cinco regiões do país para trocar conhecimentos e discutir a questão do fortalecimento sindical como fator primordial para o cooperativismo", justificou.
Estiveram presentes ao encontro cooperativas do ramo de crédito, agropecuá¡rio, psicologia, transporte, enfermagem, medicina e educação.