Economia

PROJETO MOSAICO TEATRAL ATINGE GRANDE SUCESSO COM 65 COOPERATIVAS

Vide
| 07/01/2009 às 13:00
Projeto Mosaico beneficiou 15.143 pessoas, em 14 cidades de SP e 65 cooperativas
Foto: Foto: Arquivo
Ao longo da temporada de 2008, o projeto Mosaico Teatral beneficiou 15.143 pessoas, de 14 cidades paulistas, que assistiram a peças teatrais e participaram de workshops com os atores das companhias de teatro.
Desenvolvido pelo Sescoop/SP em parceria com 65 cooperativas dos diversos ramos, o projeto teve seis apresentações extras promovidas pelas equipes de promotores culturais do cooperativismo no ABC, Santos, Adamantina e Votuporanga.

Realizado pelo Sescoop/SP desde 2001, o Mosaico Teatral capacita colaboradores de cooperativas para atuarem como promotores de cultura. Os colaboradores são incentivados a formar equipes, responsáveis pela escolha e produção de um espetáculo teatral, sempre apresentado por um grupo ligado à Cooperativa Paulista de Teatro. O Sescoop/SP garante uma apresentação do espetáculo, geralmente com ingressos grátis e campanhas de arrecadação de donativos para instituições beneficentes.

A idéia deu tão certo que muitas cidades começaram a buscar parcerias para garantir apresentações extras dos espetáculos. Em 2008, as seis apresentações extras beneficiaram 6.637 pessoas, enquanto as 14 sessões regulares tiveram a participação de 8.255 pessoas. Os 251 participantes do workshops, geralmente realizados antes dos espetáculos, também receberam esclarecimentos sobre o Mosaico Teatral.

Para a coordenadora estadual do Mosaico Teatral, Monica Angelica, os números refletem a evolução do trabalho das equipes, cujo engajamento permitiu maior número de apresentações para atender ao público crescente do programa. "Destaque para Adamantina, que em sua primeira edição já promoveu duas apresentações extras, Votuporanga, com seu fim de semana cultural, Santos com a apresentação para crianças atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade e também o ABC, que este ano também teve uma sessão extra", salienta Mônica.

Mônica também ressalta que os teatros quase sempre com lotação máxima, espaço para divulgação nas mídias locais e novas parcerias ratificam a credibilidade adquirida nestes oito anos de atuação do Mosaico Teatral. "Esses fatores apontam para um futuro cada vez mais promissor para o programa. Temos perspectivas de ampliação no número de cidades atendidas, com cooperativas sensibilizadas para a atuação sociocultural em suas comunidades", afirma.

As 14 equipes de promotores culturais envolvem cerca de cem pessoas, 65 cooperativas e 63 parceiros locais.

Arrecadações - As arrecadações provenientes das trocas de ingressos totalizaram 2.560 quilos de alimentos, 2.510 litros de leite, 714 livros, 2.274 produtos de higiene pessoal e R$ 1.920,00 (convertidos em alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza).

As arrecadações foram doadas às entidades: Projeto JEDA - Juventude Esperança do Amanhã (ABC), Sociedade Beneficente São Mateus (S.José dos Campos), Lar da Mônica e Cefas (Sorocaba), Associação Jessé/Lar Espírita Caminho de Nazaré/Instituição Nosso Lar (Araçatuba), Fundo Social de Solidariedade (Adamantina, Franca, Ribeirão Preto, Votuporanga, Santos, Tatuí e Piracicaba), e diretamente a famílias necessitadas na cidade de Bebedouro.