Economia

DIRIGENTES DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO TRAZEM LIÇÕES DO CANADÁ

Vide
| 08/12/2008 às 22:02
Na última semana, o grupo de dirigentes de 22 cooperativas paulistas do ramo crédito que participou de um intercâmbio promovido pelo Sescoop/SP no Canadá e Estados Unidos retornou ao Brasil.
  Na bagagem, trouxeram muitos conhecimentos a respeito da gestão cooperativista e muita inspiração para os próximos passos do movimento no País. Eles participaram do Curso Internacional de Gestão de Cooperativas de Crédito na Universidade de Montreal, Canadá, e visitaram cooperativas nos EUA. No Canadá, os brasileiros conheceram de perto o sistema de crédito cooperativo Desjardins, em Quebec, um dos mais estruturados do mundo.

A missão internacional teve duração de 10 dias e faz parte da estratégia do Sescoop-SP para aprimorar a profissionalização no cooperativismo paulista. Para Aramis Moutinho Jr., superintendente do Sistema Ocesp/Sescoop-SP, a profissionalização da gestão aliada aos princípios cooperativistas é a principal tendência das cooperativas de crédito dos dois países. "Percebemos que o diferencial competitivo das cooperativas é aliar uma busca incessante pela profissionalização com os valores e princípios cooperativistas. Há cerca de 20 anos, a profissionalização da gestão teve início e, em certo sentido, os valores e princípios cooperativistas foram deixados de lado. Agora, há uma grande preocupação com os princípios, que estão sendo retomados", diz Aramis.

Outro aspecto observado por Aramis é a união das cooperativas, em um único sistema de representação e defesa dos interesses. "Essa é outra lição que precisamos aprender. Afinal, no Canadá 1/3 da população é associada a uma cooperativa de crédito. A união faz a força", salienta.

EUA

Nas visitas às cooperativas de crédito nos Estados Unidos foi possível notar uma maior solidez em comparação ao momento delicado vivenciado pelos bancos daquele país. "Como na cooperativa o dinheiro é do próprio cooperado, há uma administração diferenciada, muito menos exposta aos riscos", destaca. As cooperativas visitas beneficiam, sobretudo, as pessoas com menor renda dos Estados Unidos. O grupo de brasileiros visitou cooperativas de crédito em Miami, dentre elas a Credit Union.
 
O programa de capacitação dos dirigentes incluiu palestras com professores especialistas, com temas como o papel das cooperativas de crédito no Sistema Financeiro Canadense; dinâmica, estratégias e evolução do grupo Desjardins; visita à Caixa de Economia dos Portugueses de Montreal, entre outros. Os participantes também fizeram um tour histórico na casa e museu Desjardins.

Fonte: Sistema Ocesp-Sescoop/SP