Economia

SEFAZ E RECEITA FEDERAL FORMAM DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL

Vide
| 04/12/2008 às 15:09

Tema em evidência atualmente graças a tão discutida reforma tributária, o imposto é para muita gente um verdadeiro bicho-papão de tão complicado. E é exatamente por esta razão que o Grupo de Educação Fiscal da Bahia (GEFE), forma nesta sexta-feira, 5, sua quarta turma do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal.

O evento acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), das 8h às 12h, e é destinado aos cursistas e tutores da quarta turma. O encontro abordará a importância da educação fiscal no contexto social, visando difundir a educação fiscal como temática a ser trabalhada nas escolas.

O Projeto de Educação Fiscal leva às escolas conhecimentos sobre administração pública, incentiva o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos e cria condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão, com o objetivo de sensibilizar os jovens estudantes para a função socioeconômica dos tributos.

       
O curso foi organizado pelas Secretarias da Fazenda e Educação do Estado e pela Receita Federal do Brasil. Na última turma à distância foram formados cerca de 1.200 disseminadores e 27 tutores, entre professores do sistema público estadual e municipal de educação e servidores públicos estaduais e federais.



Programa Nacional


O Projeto de Educação Fiscal nas Escolas se estende por todo o Brasil. No total, existem 35 mil disseminadores no país. Desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Fazenda, Ministério da Educação, Ministério do Planejamento, Controladoria Geral da União, Secretaria da Receita Federal do Brasil, Escola Superior de Administração Fazendária, Secretaria do Tesouro Nacional, bem como, entre as Secretarias da Fazenda e de Educação dos Estados, o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) tem como módulos de abrangência as escolas de ensino fundamental, ensino médio; servidores públicos; universidades e sociedade em geral.