Economia

VENDAS DE VEÍCULOS CAEM 22.28% EM NOVEMBRO EM RELAÇÃO A OUTUBRO

Vide
| 01/12/2008 às 22:22
Carros estão nos pátios das montadoras sem ter compradores
Foto:

A Restrição de crédito e confiança do consumidor abalada pela crise financeira global renderam à indústria automobilística queda de 22,28% nas vendas de veículos em novembro, sobre o mês de outubro. 

Ao todo foram emplacadas 309.712 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários. Na comparação com novembro do ano passado, quando o setor já vivia o boom de vendas, a queda chega a 23,44%. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta segunda-feira (1º).  


A queda registrada em novembro foi maior do que a obtida em outubro sobre os números de agosto, de 13,81%. "Sem dúvida a questão do crédito é o que pesa na situação. Ela não está tão grave quanto antes, mas nem todos os recursos anunciados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica chegaram ao varejo", explica o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze.  


De acordo com Reze, a média diária de vendas teve uma recuperação "razoável" na última semana de novembro, o que representa um reflexo das medidas tomadas pelo governo e pelas montadoras para a recuperação das vendas. Entretanto, o presidente da Fenabrave acredita na recuperação lenta do mercado. "A situação não terá retomada rápida", afirma. 

Por segmento, o que mais sofreu com a diminuição do ritmo do mercado foi o de automóveis e comerciais leves, com baixa de 26,1% sobre outubro, com 166.279 unidades vendidas. O emplacamento de motocicletas apresentou queda menor, porém significativa, de 17,28%, para 124.176 unidades. Caminhões e ônibus, juntos, tiveram queda de 20,28% (11.627) e os implementos rodoviários de 21,72% (3.702 unidades). 


Na comparação com novembro do ano passado, a procura por automóveis e comerciais leves sofreu queda de 26,34%, de 225.750 unidades para 166.279. Já a demanda por motocicletas caiu 22,85%, de 160.954 unidades para 124.176.

Acumulado em alta

Ao comparar o acumulado de janeiro a novembro deste ano com igual período de 2007 as vendas de veículos permanecem em alta de 17,36%, de 3,8 milhões de unidades para 4,5 milhões, o que representa forte crescimento neste ano. Ou seja