Economia

COOPERCITRUS LANÇA ATLAS AMBIENTAL COM APOIO DA BASF, EM BEBEDOURO

Vide
| 22/11/2008 às 22:26
Dezenas de estudantes participaram da iniciativa da Coopercitrus (Foto/Div)
Foto:

O "Atlas Ambiental Bebedouro, SP, Brasil" foi lançado durante evento na Estação Experimental de Citricultura da Coopercitrus, com a presença de cerca de 200 pessoas, entre autoridades, estudantes, educadores, instituições e entidades governamentais e privadas.
 
Um material interdisciplinar, voltado à educação socioambiental,  busca estimular o raciocínio, a reflexão e a participação dos alunos em discussões de interesse global e local e irá beneficiar cerca de cinco mil alunos de 15 escolas da rede pública de ensino, além da Escola SESI e do Educandário Santo Antônio, do município de Bebedouro. Após a cerimônia de lançamento houve o plantio simbólico de 60 mudas de árvores nativas.

Sete mil exemplares do Atlas serão entregues gratuitamente para as escolas ainda este ano. O material fará parte da grade curricular de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental a partir do ano que vem. Os professores, por sua vez, receberão uma versão exclusiva do Atlas com textos, imagens e sugestões de atividades, para auxiliá-los no planejamento das aulas.

Segundo o Secretário de Educação do Município, Adalardo da Silva Martins, o Atlas Ambiental é o maior projeto de educação ambiental que se tem conhecimento na região. "O grande diferencial do projeto é que não será apenas entregue às escolas, durante dois anos será feito um monitoramento para acompanhar a eficácia da aplicação do conteúdo em sala de aula e avaliar os resultados. No total, cinco mil crianças serão beneficiadas e 84 professores treinados e capacitados para lecionar com o material em sala de aula".

O projeto é uma realização do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental da BASF e, além da Coopercitrus, conta com a parceria da Credicitrus - Cooperativa de Crédito Rural Coopercitrus; FISC - Fundo de Investimento Social da Coopercitrus e Credicitrus e da Fundação Espaço ECO.

Por meio do Atlas Ambiental, o Programa Mata Viva oferece um material completo, inovador e personalizado para os estudantes. "Estamos oferecendo uma ferramenta de educação inédita no Brasil, que permitirá que estudantes e alunos se sintam responsáveis por sua cidade, seu estado e pelo planeta e, dessa forma, como parte das soluções de seus problemas ambientais", disse Eduardo Leduc, diretor de Proteção de Cultivos da BASF no Brasil.

A Coopercitrus também se preocupa cada vez mais em colaborar com ações para uma agricultura sustentável. "Os cuidados com a natureza são fundamentais para a continuidade da atividade agrícola, essa é uma preocupação de todos os cooperados da Coopercitrus, que empenhados juntamente com a BASF e a Fundação Espaço Eco na recomposição das matas ciliares e agora com o Atlas Ambiental investem na educação das crianças de Bebedouro", afirmou Raul Huss de Almeida, presidente do Sistema Coopercitrus.

Estímulo ao conhecimento

O projeto é composto por imagens espaciais via satélite, que revelam informações sobre as matas, os oceanos, os animais, a urbanidade, o clima, a cultura, a sociedade, a história e a política do Brasil e do mundo. No total são 88 páginas, com 41 temáticas abordadas, 19 imagens exclusivas via satélite e 27 mapas sobre temas ligados a ciências, geografia, história, meio ambiente, questões socioambientais e outros.

Para o conteúdo pedagógico do Atlas Ambiental, foram entrevistados 56 especialistas de conceituadas instituições de ensino do país. "O material tem um entrelaçamento de diferentes áreas do conhecimento que são trabalhadas na escola. Com os materiais gráficos, o aluno tem a possibilidade de fazer uma leitura em diferentes escalas de um mesmo fato", diz a professora e doutora, Sueli Angelo Furlan, coordenadora de conteúdo em Geografia da USP.

Desde 2007, o Programa Mata Viva, uma iniciativa da BASF, que vem sendo realizado e financiado pela unidade de proteção de cultivos em parceria com cooperativas agrícolas, apoio do DEG (Banco de Investimentos Alemão) e implementação da Fundação Espaço ECO tem beneficiado cooperativas, técnicos, agrônomos e agricultores, com treinamentos e recuperação de matas ciliares em propriedades agrícolas.

De acordo com Walter Dissinger, vice-presidente de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina, iniciativas em educação como o Atlas, vão além da sala de aula. Ajudam a formar adultos com consciência ambiental e senso de responsabilidade com o meio onde vivem. "A BASF e a Coopercitrus já são parceiras no plantio de árvores e hoje estão investindo em outras mudas - as crianças. Esse grande passo só foi possível pela parceria entre empresas, entidades e amigos que acreditam nos princípios de sustentabilidade", ressaltou.