Com um PIB estimado de R$2 bi para este ano e um perfil de economia baseado em serviços e comércio, Lauro de Freitas sediará, de quinta-feira a sábado, a primeira Feira de Empreendedorismo do município, na Praça da Matriz, das 8h às 18h.
O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), terá uma vasta programação, com palestras, workshops e oficinas, destinadas a pequenos, médios e futuros empresários.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Luiz Claudio Guimarães, esta atividade surge num momento propício, em meio à crise que aflige o sistema financeiro. "É o momento da escassez de crédito, de recursos e onde cada passo deve ser bem pensado. A qualificação é a melhor forma que o empresariado pode encontrar para não sofrer com a crise econômica", completou Guimarães.
Para orientar o empresariado quanto ao uso qualificado do crédito, a Feira do Empreendedorismo trará entidades ligadas ao fornecimento de recursos, como o Desenbahia e o Ceade.
IMPORTANTE
Cidade da Região Metropolitana de Salvador, Lauro de Freitas está entre os 100 maiores municípios em arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) e constrói uma base econômica sólida, que dá tranqüilidade para quem quer investir. "Construímos esta base qualificando nosso cadastro, tanto imobiliário quanto de comércio, serviços e indústrias, além de qualificar o atendimento ao contribuinte no Banco de Serviços", informou o secretário, anunciando mais uma unidade do Banco, que funcionará em Itinga, a partir do primeiro semestre de 2009.
Os programas sociais também aqueceram a economia de Lauro de Freitas. Mensalmente, cerca de R$2,5 milhões são injetados no município por conta de programas como o Bolsa Família, Peti e Projovem. Este recurso aumenta o poder de compra de uma parcela importante da população, que opta por investir este recurso no comércio local. "Este é um momento importante da economia de Lauro de Freitas. A idéia é realizar uma feira capaz de qualificar o empresariado e cativar novos investidores para que eles aproveitem este momento de crescimento e saibam como enfrentar uma recessão", reiterou Guimarães.
Para cumprir com seu objetivo, a Feira do Empreendedorismo de Lauro de Freitas terá dois grandes estandes, onde serão ministrados workshops, oficinas e palestras, como as de "Formação de preço de venda", "Atendimento ao turista na área da hospitalidade" e "Como montar seu próprio negócio". Nos estandes institucionais os participantes encontrarão informações sobre serviços de crédito, micro crédito e consultoria.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através dos telefones (71) 3378-9836.
A atividade conta com o apoio do Desenbahia, Senac, Sistema Fieb - Senai, Caixa Econômica Federal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Unime, Acelf, Cead, Pólo de Capoeira, Associação de Artesãos de Lauro de Freitas, Associação das Baianas de Acarajé e da Cooperativa de Costureiras.