Dois gigantes do sistema bancário, o Itaú e Unibanco anunciaram nesta segunda-feira a fusão de suas operações, em meio à crise financeira global. Segundo um comunicado oficial, as duas instituições decidiram pela união depois de 15 meses de conversas.
Conforme informações divulgadas pelos bancos, o total de ativos combinado é de cerca de R$ 575 bilhões, tornando-se o maior do hemisfério sul e um dos 20 maiores do mundo.
O comunicado afirma que o conglomerado deve "reforçar sensivelmente a oferta de crédito ao mercado, correspondendo às expectativas de saudável e vigorosa resposta às demandas de empresas e pessoas físicas".
Os controladores da Itaúsa e Unibanco constituirão uma holding em modelo de governança compartilhada, com a presidência do Conselho de Administração a cargo de Pedro Moreira Salles, enquanto Roberto Egydio Setubal será presidente Executivo, segundo o anúncio.
De acordo com os bancos, o conglomerado contará com aproximadamente 4.800 agências e PABs, representando 18% da rede bancária, com cerca de 14,5 milhões de clientes de conta corrente, ou 18% do mercado. Em volume de crédito a fusão vai representar 19% do sistema brasileiro.
Mais informações sobre como será realizada a união do Itaú e do Unibanco serão detalhadas na tarde desta segunda-feira em entrevista com Salles e Setubal no Auditório do Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque Ibirapuera, em São Paulo.