Economia

SISTEMA COOPERATIVISTA ORGANIZA OVINOCULTURA EM RONDÔNIA

Vide
| 28/10/2008 às 11:24
  Pelo menos 150 produtores participaram, em Rolim de Moura, do primeiro Dia de Campo sobre Ovinocultura. O evento foi promovido pela Emater, com apoio da Secretaria da Agricultura, a pedido do produtor e deputado estadual Luiz Cláudio, de Rondônia.
 Neste dia de campo é de certa forma um fato histórico, porque a partir dele serão dados os primeiros passos para a criação de uma cadeia produtiva em Rondônia. Na atualidade não existe abatedouro específico ou sequer estatística quando ao potencial de consumo da carne de caprinos em Rondônia, no entanto, a procura pelo produto e a demanda são latentes.

Para se ter uma idéia, os supermercados de Manaus pagam R$ 22,00 pelo quilo da carne de cordeiro e, em Rondônia, o preço chega para o produtor a R$ 15,00. O detalhe deste filão econômico é que não existe produção em escala de atacado, e por isso a preocupação do Governo do Estado em expandir a criação destes animais, hoje feito apenas em escala familiar.

Cooperativa

De olho nesta nova fronteira econômica o deputado estadual Luiz Cláudio, que já é produtor de ovinos, pretende reunir o maior número de interessados para criar uma cooperativa na região da Zona da Mata, que poderá se estender às demais regiões com potencial produtor. "Neste momento a Emater passara a exercer um trabalho importante, pois ela tem condições de dar assistência técnica fornecendo informações sobre manejo, melhoramento genético e sanidade animal para produtores interessados em todo estado", comentou.