EXPERIÊNCIAS
Durante a conferência, também será lançado o livro ‘Gestão de Idéias para Inovação Contínua', que apresenta as vantagens das organizações apostarem em idéias sugeridas por colaboradores", aponta o presidente mundial da ISO - Responsabilidade Social e executivo de estratégia empresarial da Suzano Papel e Celulose, Jorge Cajazeira, co-autor da obra e um dos coordenadores do evento Além da Suzano, realizam a conferência, a Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC), a Gerdau e com o apoio da Petrobras (ABAST/RLAM).
Segundo Cajazeira, o objetivo maior é permitir o compartilhamento de experiências e práticas administrativas bem sucedidas. Um exemplo é o "Click", programa da Suzano idealizado por ele e que estimula os funcionários a implementarem inovações criativas nas várias etapas de produção. "As melhores idéias podem gerar dividendos de até 20 mil reais! É um bom estímulo para os colaboradores e uma fonte de inovação para a empresa", destaca o executivo. Na obra que será lançada, ele estimula o leitor a ficar antenado ao que acontece no mercado externo e aponta que promover a diversidade é essencial.
Por isso, em sua equipe de trabalho há espaço para um administrador de empresas, um engenheiro de produção, um engenheiro florestal, um economista e uma pedagoga, entre outros profissionais. "A diversidade faz com que a discussão das questões corporativas seja mais rica", destaca.
Outros conceitos e exemplos bem-sucedidos de gestão serão apresentados pelo presidente do conselho da Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC), José Mascarenhas; vice-presidente do conselho da SUZANO Papel e Celulose, Daniel Feffer; diretor-presidente do Instituto do Conhecimento, Isaac Edington; coordenador do Fórum de Inovação Bahia e professor da UFBA, Claudio Cardoso, entre outros nomes.