Economia

COOPERATIVISMO É O CAMINHO INTERESSANTE DIANTE DA CRISE MUNDIAL

Vide
| 22/10/2008 às 10:02
A legislação cooperativista no plano nacional e internacional (F/Ils)
Foto:
  Ao abrir nesta semana o módulo internacional do Fórum paulista de Aspectos Legais sobre Cooperativismo - na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), em Portugal -, o presidente da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edivaldo Del Grande, salientou a oportunidade do evento, que atraiu mais de 30 advogados cooperativistas brasileiros, além de representantes de Honduras e de Moçambique.

  O cooperativismo no Brasil vive um momento de mudanças, inclusive na legislação. Estamos em processo de regulamentação específica de alguns ramos e em estudo de uma nova regulamentação geral do cooperativismo, para substituir o marco vigente de 1971, disse ele.

 Segundo Del Grande, com o Fórum, os brasileiros vão conhecer melhor, comparar e levar para o nosso país os avanços do Direito Cooperativo português. O presidente da Ocesp frisou também que a crise econômica mundial evidencia o empreendimento cooperativo como um caminho interessante. É um modelo mais seguro, mais responsável e transparente de lidar com os negócios. O cooperativismo transforma a economia em benefícios sociais, valoriza e dignifica o homem, o seu trabalho, a sua família e as comunidades, ressaltou.

   INTERCÂMBIO

  O presidente do conselho diretivo da FDUC, José Francisco Costa, disse, na abertura do fórum, que se sente honrado quando participa de eventos jurídicos com brasileiros, não apenas pela questão da irmandade no idioma.Esta casa tem se empenhado no intercâmbio jurídico com o Brasil.

  A cultura jurídica portuguesa só tem ressonância internacional quando passa pelo Brasil. Assim, somos mais lidos no mundo do Direito. Além do que, esses eventos funcionam para conhecermos e adequarmos as diferenças jurídicas dos dois países, disse Costa.

Eros Grau 

Promovido pelo Sescoop/SP (Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo), o Fórum contou também com a participação do governador do distrito de Coimbra, Henrique José Fernandes, que compareceu para cumprimentar e felicitar os brasileiros pelo evento. Na platéia, a presença notável do ministro do Supremo Tribunal Federal brasileiro Eros Grau, um dos palestrantes convidados do Fórum, que segue até amanhã à tarde com os temas:

Direito Comercial (prof. Coutinho Abreu); Direito Constitucional (prof. Gomes Canotilho); A Ordem Econômica na Constituição BrasileiraR21; (Eros Grau); ;Direito Cooperativo na Legislação Portuguesa (prof. Rui Namorado); e O Novo Direito Cooperativo Europeu (Fernando Martinho e Sérgio Nunes). A OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) esteve representada pelo gerente jurídico Marco Aurélio Kaluf. A abertura foi conduzida por Fernando Martinho, membro do Comitê Executivo de Recursos Humanos da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).


Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada