O saldo de novos empregos gerados nos nove meses de 2008 já é maior do que o acumulado em todo o ano de 2007, que foi de 58.720 novos empregos. Além disso, todos os resultados mensais deste ano relativos à Bahia divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram positivos.
De acordo com os números do Caged, mesmo com o saldo negativo apresentado pelo setor agrícola (-3.073), o resultado do mês de setembro garantiu uma expansão de 0,42% no número de assalariados com carteira assinada em relação ao mês de agosto, que apresentou um saldo de 4.793.
Em todo o Brasil, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Enprego, de janeiro a setembro deste ano foram gerados 2.086.570 novos postos de trabalho. Só em setembro, foram criadas 282.841 vagas com carteira assinada, o que equivale ao maior resultado da série histórica do Caged para esse período.
Para o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, tanto a economia baiana como a brasileira vivem um momento especial. "Mas é claro que precisamos avaliar os números com cautela, pois a economia mundial vive um momento delicado", observa Vasconcelos.
Ainda assim, o secretário afirma que a expectativa é que os meses de outubro e novembro mantenham o saldo de empregos positivos, já que o mês de dezembro, historicamente, o resultado é sempre negativo, em função das demissões dos empregos temporários.