O documento reúne uma série de propostas e adequações às proposições contidas no projeto de lei em debate no Senado Federal e que trata da Lei Geral das Cooperativas, explicou o presidente da OCB.
Segundo Freitas, o documento é resultado das discussões realizadas anteriormente pelo Grupo Político da OCB, que se reuniu também nesta terça-feira na sede da instituição. "O debate com o Grupo Político e com líderes e dirigentes de organizações estaduais das cooperativas foi importante para o posicionamento institucional e o alinhamento de estratégias, tendo em vista o atual momento do Congresso Nacional", disse.
GRUPO POLÍTICO
O Grupo Político foi criado por decisão do Conselho Diretor da OCB com o objetivo de analisar, discutir e propor as ações estratégicas para proposições de interesse das cooperativas. É integrado por presidentes de organizações estaduais vinculadas à OCB, representantes das cinco regiões brasileiras. Atualmente, ele é integrado pelos presidentes: João Paulo Koslovski, da Ocepar, Esthério Colnago, da OCB/ES; Orlando Colavolpe, da Oceb; Manoel Valdemiro Rocha, da OCB/AC; Edivaldo Del Grande, da Ocesp; e Onofre Cezário de Souza Filho, da OCB/MT, e Vergílio Perius, da Ocergs.
Após a reunião do Grupo Político, seus integrantes junto com o presidente da OCB, presidentes de organizações estaduais, de centrais nacionais, de confederações e representantes nacionais dos ramos do cooperativismo se reuniram para a apresentação das propostas ao projeto da nova Lei Geral das Cooperativas.
Frencoop
Também foi realizado um café da manhã com a participação da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), presidida pelo deputado federal Odacir Zonta. Na oportunidade, dirigentes da OCB e da Frencoop se debruçaram sobre os temas de interesse do cooperativismo, notadamente a participação da Frente na discussão do Decreto 6.514/20087, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas relacionadas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração dessas infrações e dá outras providências, além da formulação da proposta de alteração da legislação ambiental brasileira.
Para encaminhar assuntos de interesse do setor e reforçar a atuação e o apoio à atuação parlamentar no Congresso Nacional, foi definida a participação da Frencoop numa agenda específica nas organizações estaduais, a ser realizada nesse último trimestre de 2008. Além dos presidentes da OCB e da Frencoop, participaram do café da manhã, os deputados Paulo Piau, Duarte Nogueira, Moacir Micheletto, Antônio Carlos Mendes Thame, Dr. Ubiali, Luís Carlos Heinze e Lelo Coimbra.
O secretário-executivo Renato Nobile, o superintendente Luís Tadeu Prudente Santos, os assessores parlamentares Tânia Zanella e Thiago Mota, coordenador jurídico Marco Aurélio Kaluf e advogado Adriano Campos, todos da OCB também participaram da reunião. O café da manhã contou ainda com a presença de presidentes de organizações estaduais, que integram o Grupo Político da OCB.