Organizado pela Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ), em parceria com o INSS, Programa de Educação Previdenciária (PEP) e a Receita Federal do Brasil, o seminário foi realizado no Ano Bom Palace Hotel, no município, e teve como objetivo proporcionar a capacitação das cooperativas para que elas estejam a par dos seus direitos e deveres com a Previdência Social, além da capacitação servir para que a legislação previdenciária seja aplicada.
Durante o evento foram realizadas palestras sobre Conceituação da Cooperativa/Cooperado como contribuinte do RGPS; Contribuição dos Cooperados; Cooperado eleito para cargos de Direção; Bases de Cálculo e Legislação Vigente. Os palestrantes foram: a técnica do INSS e integrante do Comitê Regional do Programa de Educação Previdenciária da Gerência RJ/Centro, Sonimar Guilherme de Campos, e o auditor fiscal, Alexandre Corrêa Lisboa.
EM CRESCIMENTO
O agente de Desenvolvimento Cooperativista do Sul Fluminense (Adecoop), Silvio Camargo Bruno, informou que ontem no evento estavam presentes cerca de 50 pessoas, representando 24 cooperativas da região. "O seminário tem a meta de congregar as cooperativas do Sul do Estado e informar sobre essas questões de INSS, já que todas contribuem com o imposto", declara, salientando que as cooperativas estão em crescimento.
"É um segmento em desenvolvimento no Sul Fluminense. Estão aparecendo cada vez mais cooperativas. Atualmente são 60 cooperativas na região", conta Silvio, que também consultor de cooperativas. Ele explicou que as cooperativas existem em 13 setores da economia: consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infra-estrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo, e lazer.
O conselheiro da OCB-RJ, Paulo Henrique dos Santos Marinho, salientou que esta atividade está em ascensão e proporciona uma melhor distribuição de renda. "Em meio ao capitalismo selvagem que vivemos hoje, a cooperativa é uma proposta econômica viável, que diminui a desigualdade social", cita.
Entre alguns dos presentes no seminário estava o secretário de Desenvolvimento do município, Magno Andrade; e o presidente da Cooperativa de Crédito Siccoob Flumicred, a primeira do Estado do Rio, Jair Fusco. Fusco disse achar esses eventos de suma importância para quem tem cooperativa. "É uma ótima oportunidade. Dificilmente essas questões seriam esclarecidas, senão fosse por um profissional do INSS. Além disso, difundi o espírito de cooperativas", fala, ressaltando que em breve os cooperados terão o Núcleo de Atendimento ao Cooperado (NAC), viabilizado durante a Flumisul deste ano. Jair revela ainda que dentro de no máximo 60 dias será inaugurada a cooperativa de crédito em Volta Redonda.
O secretário de Desenvolvimento lembrou a lei municipal de março de 2007, que tem por objetivo incentivar a criação de cooperativas. "O município tem obrigação de incentivar as cooperativas. Esse incentivo é efetuado através de planejamento de evento, palestras e outras formas", menciona, declarando que em 2009 a cidade será sede do Seminário Regional de Cooperativas, que está sendo organizado junto com o OCB/RJ.