Economia

UNISUL FORMA 29 TÉCNICOS EM GESTÃO DE COOPERATIVAS NÍVEL SUPERIOR

Vide
| 02/10/2008 às 08:09
Ocesc forma turma em nível superior para gerenciar cooperativas em Santa Catarina (F/Div)
Foto:
  "Educação, informação e formação". Estas foram as palavras que resumiram o discurso do presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Zordan, durante cerimônia de formatura dos 29 acadêmicos do curso de graduação tecnológica em Gestão de Cooperativas da Unisul/Virtual no último fim de semana no salão de atos da Unochapecó, em Chapecó.

Ao destacar os sete princípios do cooperativismo, Zordan afirmou que na Ocesc, o quinto "educação" passou a ser o primeiro. "Estamos trabalhando com o Cooper Jovem e temos essa parceria com a Unisul porque acreditamos que não se garante sustentabilidade e ética sem trabalhar forte na educação", declarou. Além dos 29 formandos de Chapecó, outros 44 concluíram o mesmo curso em Palhoça. 


O curso de Gestão em Cooperativas iniciou em 2006, resultado de uma parceria entre Unisul, Ocesc e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A coordenadora do curso, Patrícia Alberton, lembrou que há alguns anos, o presidente da Ocesc na época, Neivor Canton, chegou na universidade falando do sonho de viabilizar um curso superior no segmento. Contou que várias universidades apresentaram projeto e, que o da Unisul foi o escolhido. "Ver formada a primeira turma de Gestão em Cooperativas no país representa uma vitória", relatou.


PROVAS

Composto em sua maioria por funcionários e associados de cooperativas  regulares com o sistema cooperativista catarinense, os alunos receberam os conteúdos via internet e em material bibliográfico específico. Tiveram à disposição tutores para consultas, diálogos, pesquisas, com respostas em 24 horas e discussões em grupo. As provas bimestrais foram presenciais nos pólos de Chapecó e Florianópolis. Os alunos também desenvolveram trabalhos de conclusão de curso (TCCs) como exigência da grade curricular.


Concluída a primeira etapa (dois anos e 1.620 horas), os formandos receberam a diplomação em Tecnólogo em Cooperativismo, quando estudaram as principais matérias relativas ao segmento, além de outras tradicionais, como matemática financeira, contabilidade, gestão de recursos humanos etc; na segunda, aquelas regulares do curso de administração de empresas.


"Por ser de nível superior, o tecnólogo pode dar continuidade ao ensino cursando uma pós-graduação ou, então, fazer mais dois anos do curso de Administração e receber, então, diploma de bacharelado", explicou o coordenador adjunto do curso, Roberto Iunskovski.


"Essa iniciativa representa um apoio substancial do sistema cooperativista para a profissionalização dos colaboradores das cooperativas", realça o superintendente da Ocesc, Geci Pungan.

Assinala que 300 novos administradores de cooperativas, capacitados e, sobretudo conhecedores das particularidades das cooperativas de todos os ramos passarão a contribuir com os atuais gestores e suprir as futuras necessidades decorrentes do crescimento das cooperativas.