Economia

PROGRAMA LUZ PARA TODOS ATRAVESSA DIFICULDADES NA BAHIA

Vide
| 11/09/2008 às 00:36

Em junho de 2008, o presidente Lula prorrogou até 2010 a execução do programa Luz para Todos, para atender a todas os brasileiros que moram na zona rural, a exemplo da Bahia, onde o IBGE indicou a existência de 357.970 famílias sem energia elétrica, enquanto a Coelba confirmou ao governo estadual e ao Ministério das Minas e Energia um déficit de 600 mil.


Até agora o programa já atendeu 240 mil famílias no Estado e em dezembro de 2007 o comitê gestor estadual aprovou mais um contrato, dessa vez para beneficiar mais 100 mil famílias.


Em carta aberta dirigida ao presidente Lula, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag), José Antônio, e Marcelo Barreto, do comitê gestor estadual, alertam para as dificuldades que o Luz para Todos atravessa, prejudicando a execução de projetos e obras e causando demissão de quase dois mil trabalhadores.


"Um dos mais relevantes programas sociais do governo federal" - diz o documento encaminhado ao presidente Lula - "agora precisa de entendimento entre a ANEEL, Eletrobrás e Ministério das Minas e Energia, para que o novo termo de compromisso seja assinado e as obras tenham continuidade".