"É com orgulho que represento a Federação Unimed neste lançamento regional, porque a realização deste Prêmio é uma iniciativa importante e que representa um reconhecimento do sistema cooperativista para esta fantástica profissão que é o jornalismo", disse o presidente da Unimed Foz do Iguaçu. Segundo ele, apesar dos esforços, o cooperativismo ainda não é reconhecido como uma força expressiva dentro da economia do País.
"O cooperativismo responde por 6% do PIB brasileiro, sendo uma economia a parte em muitos municípios. Apesar disso, a maioria da população ainda desconhece o que é o cooperativismo. Por este motivo, temos que parabenizar e apoiar a realização do Prêmio, já que se trata de uma iniciativa que visa enaltecer a importância da imprensa e estimular a divulgação do jornalismo. No Brasil, acontecem várias premiações durante o ano, com o objetivo de reconhecer o mérito dos profissionais de imprensa em todo o país.
Dentro dessas premiações podemos destacar o Prêmio Esso de Jornalismo, que surgiu no ano de 1955, Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, nesse ano na sua trigésima edição e, pelo quinto ano consecutivo, o Prêmio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná", disse.
Novas categorias
Já o presidente da Sicredi Paraná, Manfred Dasenbrock, destacou a iniciativa da Ocepar em acatar a sugestão da Federação Unimed para que fossem criadas duas categorias especiais (Saúde e Crédito). "São dois ramos importantes dentro do cooperativismo e que vêm registrando, cada um dentro do seu segmento, um crescimento bastante significativo.
São ramos, portanto, que oferecem muitas informações e subsídios para matérias jornalísticas", frisou o dirigente. Quanto ao trabalho dos meios de comunicação, Dasenbrock lembrou que a imprensa tem sido uma parceira importante, principalmente, nos momentos difíceis. "É justo, portanto, que o sistema cooperativista reconheça o trabalho que vem sendo feito, missão que será cumprida por meio do Prêmio Ocepar de Jornalismo", afirmou. O dirigente destacou ainda que Foz do Iguaçu não tem uma presença forte de cooperativas agropecuárias, porém, estão presentes na região outros ramos (Educação, Trabalho, Transporte, etc.), que podem resultar em boas pautas jornalísticas. "É uma forma de mostrar a população que o cooperativismo também está presente no meio urbano", completou.
Lançamentos regionais
O Coordenador de Comunicação e Imprensa do Sistema Ocepar, Samuel Z. Milleo Filho, conta que o evento em Foz do Iguaçu encerrou a agenda de lançamentos regionais do Prêmio Ocepar de Jornalismo.
"Foi uma experiência muito válida, porque em duas semanas reunimos mais de 200 profissionais de comunicação. Isto certamente irá resultar numa maior participação este ano", diz. Prêmio Ocepar de Jornalismo acontece pelo quinto ano consecutivo e neste ano oferecerá um total de R$ 51 mil para os melhores trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa e Categoria Especial ramo Crédito e Saúde. "Cooperativismo que gera emprego, renda e desenvolvimento de pessoas: orgulho do Paraná" é o tema deste ano e tem conexão com a campanha de marketing institucional do cooperativismo paranaense, "Cooperativas, orgulho do Paraná". Para que a divulgação chegue diretamente aos interessados, profissionais que atuam na mídia paranaense, neste ano, em parceria com a Unimed Paraná e o Sicredi Paraná, a Ocepar realizou lançamentos regionais em Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Curitiba, Francisco Beltrão, em Cascavel e Foz do Iguaçu.