Economia

OCB DEBATE SPEED COM COOPERATIVAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO

Vide
| 01/08/2008 às 15:03
  A ampliação dos níveis com a inclusão do ato cooperativo no Plano de Contas do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) foi uma das propostas apresentadas por cooperativas e representantes de organizações estaduais do Sistema OCB, na sede Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF).
 
  Também foi proposto o reconhecimento das cooperativas de saúde no plano de contas e a participação da OCB no Comitê Gestor do Sped.


  Cerca de 40 participantes do evento, entre representantes de cooperativas e de organizações estaduais, apresentaram as propostas ao presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, ao final do evento. "Vamos construir juntos as soluções para o sistema de modo aberto, transparente e sistêmico", disse.


  Além disso o presidente da OCB afirmou que é evidente o interesse das cooperativas diante dos desafios colocados para implementação do Sped. Ao destacar que a mudança vai atingir todas as cooperativas, Freitas afirmou que as conclusões do encontro vão possibilitar uma atuação direta da OCB junto ao Comitê Gestor do Sped.

Assinalou que a partir desse encontro será possível criar uma agenda para atender às necessidades das cooperativas quanto a capacitação para a implementação do Sped.


  Duas empresas ministraram palestras sobre o tema propondo soluções sobre as principais demandas das cooperativas:  Boldcron Technologies e a CSCorp - representadas, respectivamente, por Guilherme Soares Rodrigues e Islander Cruz, que já implantaram o sistema em diversas cooperativas.


  O Sped vai padronizar os processos de prestação de contas dos contribuintes aos fiscos e de emissão de documentos fiscais, unificando guias e livros fiscais, nas esperas estaduais e federal.