Entre os participantes estão a pesquisadora e educadora baiana Emilia Queiroga, a gerente de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade do Boticário, Márcia Vaz, o cientista social e diretor da John Snow Brasil Consultoria, Miguel Fontes, o coordenador do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), Daniel Madorra e a mestre e superintendente do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social- IRIS, Izabel Portela.
A proposta é trazer para o espaço baiano as discussões mais recentes de gestão do setor empresarial debatidas por conceituados empresários, pesquisadores e acadêmicos de âmbito nacional e internacional. O tema Responsabilidade Social, hoje, é uma realidade que ganha importância devido à influência que as práticas de gestão empresarial passaram a ter na sociedade como também a mudança de comportamento do consumidor.
IMAGEM POSITIVA
O consumo mais consciente exige que os produtos do mercado estejam associados a uma imagem positiva da organização fazendo com que ações responsáveis tornem-se um diferencial competitivo importante para empresa.
A Responsabilidade Social sempre esteve associada a iniciativas de grandes empresas que através de onerosos programas desenvolvem ações responsáveis. Entretanto, práticas simples como coleta seletiva de lixo, estímulo ao consumo consciente de energia elétrica e incentivo ao voluntariado, por exemplo, não apenas contribuem para o fortalecimento da empresa como para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Além disso, uma empresa comprometida com práticas sustentáveis apresenta-se para o mercado com um diferencial competitivo que pode lhe garantir até mesmo um contrato de fornecimento com grandes organizações.
Segundo os realizadores (Instituto IRIS e SEBRAE) o Seminário pretende apresentar para pequenos empresários baianos modelos de gestões de sucesso e conceitos defendidos por instituições internacionais possíveis de serem adotadas por empresas de pequeno porte. "Queremos atualizar o pequeno empresário com as tendências mais contemporâneas do mercado. O evento será uma oportunidade de unir o fortalecimento de estratégias de gestão com práticas socialmente responsáveis" explica Izabel Portela, superintendente do Instituto IRIS.
Ética e Transparência -
valores que fortalecem o negócio
A lógica do capital e a competitividade do mercado se distanciaram de valores estratégicos como a ética e a transparência. As empresas ao longo do tempo passaram a buscar estratégias de fortalecimento de suas corporações adquirindo modelos e formatos de modo a tornarem-se mais competitivas e permanentes no mercado. Esses modelos de gestões distanciados da sustentabilidade social, econômica, ambiental e política, no entanto, não tem garantido o sucesso total dos negócios.
Frente a esta situação, iniciativas inovadoras têm mostrado que o resgate de valores éticos e transparentes tem sido adotado por muitas empresas garantindo resultados animadores. Um dos diferenciais dessas gestões tem sido na relação da empresa com seus diferentes públicos sejam eles funcionários, consumidores, fornecedores ou na comunidade onde estão localizadas.
Exemplos de empresas que mudaram suas ações juntos aos funcionários: cargos e salários bem definidos, critérios de promoção e benefícios transparentes; clientes: correta comunicação de seus produtos, melhor atendimento no pós venda, o comprometimento com os contratos acordados, e comunidade: de que forma a empresa se relaciona com a comunidade onde está localizada, como pode contribuir para a melhoria dessa e quais seus critérios no investimento de ações responsáveis; tem obtido melhor rendimento no mercado.