Economia

SISTEMA DE CRÉDITO COOPERATIVO NO BRASIL TEM 1,3 MILHÃO DE ASSOCIADOS

Vide
| 18/07/2008 às 19:46
  Entre os dias 13 e 16 de julho, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU - sigla em inglês) realizou, em Hong Kong, na China, a Conferência anual que reúne 1300 dirigentes de 48 países.
   O objetivo do encontro foi debater a troca de experiência entre as cooperativas que integram o Conselho. O Sicredi foi representado por um grupo de dirigentes, tendo à frente Alcenor Pagnussatt, diretor-presidente da Confederação Sicredi, membro do Conselho do WOCCU e um dos palestrantes da Conferência.


  A instituição vem sendo referência mundial em cooperativismo de crédito, em razão da consolidação do modelo de organização sistêmica adotado e do notável crescimento ao longo dos anos.

  "O convite para apresentarmos o nosso modelo organizacional, que está alicerçado na estruturação operacional com compartilhamento das atividades e base de dados, na interligação de todos os pontos de atendimento, nos investimentos sistêmicos em tecnologia e na centralização dos serviços comuns de retaguarda corrobora o reconhecimento internacional do Sicredi", salienta Alcenor.


 Sistema de Crédito
 Cooperativo


  O Sicredi - Sistema de Crédito Cooperativo - opera em grandes e pequenos centros urbanos com 130 cooperativas de crédito e mais de mil pontos de atendimento em dez estados brasileiros. A sua organização em sistema através de cinco Cooperativas Centrais, Confederação, Banco Cooperativo e empresas ligadas, com atuação de forma integrada, proporciona ganhos de escala, fortalecimento da marca e maior competitividade.


  Hoje, o Sicredi possui no Brasil 1,3 milhão de associados. Em maio de 2008, os ativos totais administrados e o patrimônio líquido atingiram, respectivamente, mais de R$ 13,1 bilhões e aproximadamente R$ 1,6 bilhão. O WOCCU  - Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito - atua em prol da expansão e da consolidação do cooperativismo de crédito mundial. Atualmente, congrega 49 mil cooperativas de crédito em 96 países.