O anúncio foi feito pelo presidente da montadora no Mercosul, Shozo Haseb, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto nesta terça-feira.
A fábrica, que começa a ser construída no ano que vem e inicia a produção em 2011, se dedicará a fazer um modelo de tamanho pequeno para os mercados doméstico e externo.
A unidade de Sorocaba empregará 2,5 mil trabalhadores e a previsão é de uma produção de 150 mil veículos por ano, segundo o ministro. Miguel Jorge afirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não está participando do negócio.
O presidente Lula pediu ao executivo da Toyota que os modelos sejam equipados com motor bicombustível (movidos a álcool e gasolina em qualquer proporção) e que sejam exportados para a América do Sul e para a África.
A Toyota, que completou 50 anos de presença no Brasil este ano, já tem uma fábrica de veículos no país, inaugurada em 1998 em Indaiatuba (SP), onde produz o sedã Corolla. A empresa também possui uma unidade industrial em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Atualmente a empresa tem cerca 3,2 mil funcionários no País.