Economia

OCB MODIFICA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL COM NOVA SUPERINTENDÊNCIA

Veja mudanças
| 05/07/2008 às 15:06

Uma nova estrutura organizacional para a Organização das Cooperativas Brasileira (OCB) foi anunciada pelo seu presidente Márcio Lopes de Freitas, nesta terça-feira (1/7). A instituição passa a contar com uma superintendência, que tem a sua frente, Luís Tadeu Prudente Santos, até então superintendente Administrativo; e uma secretaria-executiva da Presidência, cargo que conta com o cooperativista Renato Nobile.


Conforme Freitas, a nova estrutura aprovada pelo conselho da OCB dá continuidade à implementação do novo modelo de governança que privilegia a gestão e os processos internos operacionais. "Separamos a política da gestão", explicou Freitas, ao destacar que essa desvinculação é uma tendência das organizações na atualidade.


Com a mudança, o superintendente Luís Tadeu Prudente Santos fica responsável pelas questões operacionais e pela gestão. Acumula ainda os temas técnicos, com definições e espaços mais delimitados de atuação da OCB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Mesmo assim, será mantida a transversalidade das diferentes áreas de competência e conhecimento, segundo o modelo de construção participativa do Sistema Cooperativista Brasileiro.


Cooperativista 

Renato Nobile, que já presidiu a Cooperativa Agropecuária de Cândido Mota (Coopermota), vem da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp). Lá, atuou como assessor de Relações Políticas, área estratégica de representação e apoio direto ao presidente Edivaldo Del Grande, cujo apoio foi fundamental para efetivação da transferência de Nobile para Brasília (DF).


No novo cargo, Nobile atuará em questões estratégicas, atendendo a demandas institucionais, parlamentares, de representação e inter-relacionamento interno do Sistema Cooperativista Brasileiro. O anúncio da mudança foi feito pelo presidente da OCB em reunião que contou com a participação de todos os gerentes e assessores da OCB, Sescoop e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).