Veja
Com o objetivo de contribuir para a redução, até 2010, do déficit na produção baiana de leite será formalizado hoje (30), às 16h, na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), no Comércio, o Plano de Ações Integradas para Reestruturação da Cadeia Produtiva do Leite (Geraleite).
O plano é uma ação conjunta do Sistema Faeb/Senar, do Sebrae, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), e do Governo do Estado. Seu enfoque está na modernização tecnológica e gerencial das propriedades leiteiras do estado.
Embora seja o maior produtor de leite da região Nordeste, com cerca de 920 milhões de litros por ano, a Bahia ainda não é auto-suficiente em relação ao produto, já que o consumo interno chega a quase 1,5 bilhão de litros/ano.
As ações do Geraleite prevêem a integração dos diversos elos da cadeia produtiva que inclui desde o produtor, passando pelas agroindústrias, processadoras, empresas de insumos, cooperativas, sistemas de distribuição até chegar ao mercado.
O resultado esperado é o aumento da produtividade e a otimização de receita das propriedades, com conseqüência direta na viabilização do negócio.