O governo decidiu lançar o programa para equipar e fortalecer a agricultura familiar e se contrapor à crise alimentar mundial e à alta excessiva dos preços das commodities agrícolas e da inflação. O programa foi discutido na segunda-feira, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto.
"Todas as avaliações indicam que a crise no preço dos alimentos será de longa duração. O governo está apostando na capacidade da agricultura familiar de ampliar a produção de alimentos e, com isso, combater a inflação e garantir segurança alimentar aos brasileiros", disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
Medidas
O Mais Alimentos não se restringirá a mais crédito nos bancos. O programa refaz o desenho da assistência técnica brasileira, com o aumento de investimentos no melhoramento de solo e pastagens, de sementes e de genética.
Está prevista também uma transformação nas formas de produção da agricultura familiar com o incentivo à mecanização massiva: agregação de 60 mil tratores e milhares de outros implementos agrícolas. O programa ainda prevê a ampliação da capacidade de armazenagem de alimentos nas propriedades e nas cooperativas.