Os principais destaques nas exportações do agronegócio brasileiro foram o complexo de carnes, que tomou a ponta nas exportações com um aumento de 28% e o complexo de soja, com aumento de 43%.
O Paraná também contribuiu para a elevação das exportações com aumento de 9,3%,
impulsionados principalmente pelas cooperativas, sendo que das 40 maiores empresas exportadoras do Estado, a Copagril está entre as seis cooperativas que mais produzem para o mercado externo.
Aceitação
Em 2007 as exportações efetivadas pela Copagril representaram cerca de 67% de toda produção da indústria. Segundo o diretor presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla a Unidade Industrial de Aves Copagril produz produtos nobres que têm boa aceitação no mercado externo, o que reflete economicamente no país, estado e em toda área de ação da Copagril.
"Pudemos conferir em viagens realizadas por diversos países que compram nossos produtos que temos boa aceitação porque trabalhamos para produzir produtos com padrões de excelência e qualidade garantida. Um produto bem posicionado no mercado externo reflete em bons resultados para toda cadeia produtiva, em especial, aos cooperados. Portanto, também queremos parabenizar aos produtores pelo bom trabalho desempenhado no campo, que está resultando em um produto final de qualidade", afirma Chapla.
Cooperativas
O sistema cooperativista como um todo foi destaque nas exportações, retomando a dianteira das cooperativas brasileiras com crescimento de 67,8%, conforme dados do Estudo sobre a Evolução das Exportações Brasileiras do Agronegócio, Paranaenses e das Cooperativas, no primeiro quadrimestre de 2008, com dados do MDIC/SECEX e Mapa.