Economia

PORTO DE SALVADOR É UMA "CARROÇA" EM RELAÇÃO A OUTROS PORTOS DO PAÍS

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| 29/04/2008 às 15:08
  O Presidente da Comissão de Infra-Estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o deputado Júnior Magalhães (DEM) afirmou que a Bahia precisa de investimentos portuários urgentes, se não quiser continuar perdendo importantes empreendimentos para outros estados da Federação, sobretudo Pernambuco, onde o governo federal investiu R$4 bilhões na modernização das instalações, enquanto os três portos baianos - Aratu, Salvador e Ilhéus - receberam R$45 milhões.

  Em plenário, nesta terça-feira, 29, o deputado referendou termos da audiência pública com o tema "Perspectiva de Modernização dos Portos do Estado para atender à crescente demanda do país", quando estiveram presentes o secretário estadual de Infra-estrutura, Batista Neves; o presidente da Codeba, Marco Antônio Medeiros; o presidente da Associação de Usuários dos Portos (Usuport), Paulo Villa, o diretor da Tecon, empresa que administra o porto de Salvador, Denir Figueiredo, entre outros .

  De acordo com Júnior Magalhães, o porto de Salvador enfrenta problemas sérios de Infra-estrutura. A constatação é do Instituto de Pós-graduação, Pesquisa e Administração da UFRJ (Coppead) que entrevistou 200 executivos de companhias que usam os serviços do porto. A pesquisa coloca o porto de Salvador na última posição entre os 18 principais portos brasileiros.

   Dentre as razões para os entraves estão questões que vão desde a lentidão na carga e descarga (que pode demorar mais de 6 horas), ao engarrafamento para os navios atracarem na Bahia de Todos os Santos. Foram identificados também dificuldades no acesso rodoviário e problemas estruturais nos terminais de conteineres, que não suportam atender cargueiros modernos. O terminal possui apenas 200 metros de extensão, mas cerca de 20% dos novos navios possuem mais que esta medida.
 
   "A deficiência é grave e não atinge apenas o porto de Salvador. Se estende a Ilhéus e Aratu. A necessidade de investimentos é grande e por isso a Bahia perde competitividade para outros estados como Pernambuco, porque o porto de Suape é muito superior aos portos baianos", disse Júnior Magalhães. A reunião contou com a presença dos deputados Heraldo Rocha (DEM), Gildásio Penedo Filho (DEM), Rogério Andrade (DEM) e do deputado Misael Neto.