Economia

AUDITORES DA RECEITA FEDERAL ENTRARAM EM GREVE NESTA TERÇA-FEIRA

A geve é por tempo indeterminado
| 17/03/2008 às 18:01
   Os auditores-fiscais da Receita Federal de Salvador entram em seu primeiro dia de greve, nesta terça-feira (18).

   A categoria decidiu pela greve em assembléia do dia 11 último em conjunto com auditores de todo o Brasil.
 
   Em Salvador, os auditores se concentrarão a partir das 9h da manhã, no auditório do Ministério da Fazenda, 8º andar, localizado no Comércio. A greve é por tempo indeterminado, e os auditores reivindicam a equiparação salarial com os delegados da Polícia Federal, além da paridade entre ativos e aposentados e a remuneração por subsídio.

   Atualmente, a Receita Federal possui 12 mil auditores ativos. Na Bahia, o número de auditores-fiscais gira em torno de 800. Conforme Marialva Calabrich, presidente do Unafisco Sindical DS Salvador - Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil -, a campanha salarial se arrasta desde setembro do ano passado, e a até o momento o governo federal não apresentou uma proposta para a categoria.

  "Portanto, se não houver sensibilidade por parte do governo e até o dia 18 (terça-feira) ele não apresentar uma proposta satisfatória, os auditores de todo o Brasil farão greve", afirma. Somente no ano passado, os auditores-fiscais, no combate à sonegação, fizeram 45,4% de autuações a mais que em 2006, cujo resultado foi uma arrecadação superior a R$ 80 bilhões.

  Não fosse a ação da Receita Federal, o fruto decorrente dessas autuações jamais entraria nos cofres da União. O governo federal se comprometeu a fazer essa equiparação salarial no ano passado, mas com o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), as negociações foram suspensas. Com a greve alguns serviços ficam prejudicados A paralisação irá afetar os serviços de dúvidas sobre o Imposto de Renda, o desembaraço de importações e exportações e a arrecadação de impostos federais, já que irá cair o volume de autuações.