Um congresso nacional das cooperativas de transporte de todo o país no final de março vai marcar a criação da Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte (Confetrans).
O Congresso Nacional das Cooperativas de Transporte (Conacootrans) será realizado na Expor Barra Funda (SP) de 31 de março a 2 de abril e discutirá a criação da confederação, cuja minuta de Estatuto Social será apresentada para votação no último dia do evento, que irá sediar também a posse da primeira diretoria colegiada da entidade.
A criação da Confetrans está sendo puxada por cooperativas de transporte coletivo de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas já conta com adesão de cooperativas de outros estados. Segundo a organização, a Cootego, cooperativa de transporte coletivo de Goiás, já se inscreveu para participar do evento.
De acordo com o coordenador do Conacootrans por São Paulo, Guilherme Corrêa Filho, o objetivo é congregar o maior número possível de cooperativas de transporte de passageiro do país para ampliar a força política do ramo. Segundo ele, a OCB está apoiando a iniciativa e o Conacootrans deve contar com a participação do presidente Marcio Lopes de Freitas.
Na programação de temas técnicos do congresso estão previstos debates de temas como financiamento, licitação e bilhetagem eletrônica, concessão para cooperativas e a relação com públicos especiais como estudantes, idosos e portadores de deficiência física. No site do congresso, é possível ter mais informações e fazer inscrições. O endereço é http://coonacotrans.com.br