Economia

CURSO DE COOPERATIVISMO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE BOLONGNA

A região de Bolongna tem forte presença cooperativista
| 28/02/2008 às 14:07
   A pedido da Ocepar, o Sebrae do Paraná está formatando um curso de cooperativismo com visão internacional, que será desenvolvido com apoio da Universidade de Bologna, na Itália.
 
   O diretor técnico do Sebrae, Julio Cezar Agostini afirmou que entre os dias 10 a 15 de março, professores da universidade italiana estarão em Curitiba, para definição dos termos da parceria entre as duas instituições.

   O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, afirmou que a parceria com o Sebrae para a concretização desse projeto é de interesse das lideranças cooperativistas paranaenses.


Terra do
cooperativismo


  A grande experiência cooperativista da região Emilia-Romagna, onde está instalada a "Università di Bolognha", é um forte argumento para a realização da parceria entre o Sebrae Paraná e aquela universidade.

   "É uma das regiões mais fortes do mundo economicamente, com um PIB per capita de US$ 28 mil por ano e excelente distribuição de renda", afirma Agostini. A economia regional tem como aliadas, cerca de 7 mil cooperativas em todos os ramos de atividades, que se fortalecem através dos consórcios organizados para os mais diferentes objetivos.

  Localizada entre a Toscana ao sul e Lombardia e Vêneto ao norte, a Emilia-Romagna é sede de grandes grupos alimentares e de cidades famosas como Parma, Módena, Bolognha e Ferrara. A Universidade de Bologna é tida como a mais antiga do mundo ocidental, inaugurada em 1.088.


O curso

O curso de formação de líderes cooperativistas é um dos objetivos do Sistema Ocepar para 2008, diante da necessidade de ampliação dos conhecimentos internacionais dos profissionais, tendo em vista o crescimento das exportações das cooperativas.

A Universidade de Bologna foi escolhida por ser especializada na agroindústria alimentar e no cooperativismo, bem como por ter campus avançado em Buenos Aires, o que facilitará o intercâmbio. A proposta de intercâmbio com a universidade é de capacitação de 30 dirigentes e executivos ainda neste ano, com o desenvolvimento de módulos do curso no Paraná, na Argentina e na Europa.

A busca de um modelo internacional em região agroindustrial visa acrescentar novos conhecimentos e experiências entre os diretores de cooperativas do Paraná, proporcionando a visão de novas oportunidades de negócios.