Os ministros desembarcam pela manhã em Salvador, acompanhados de autoridades federais, e seguem direto para o prédio da Governadoria. Na reunião, que terá também a participação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, serão discutidas as estratégias alternativas de desenvolvimento que assegurem a inclusão social, baseadas na ampliação de oportunidades econômicas, sociais, educativas e culturais à população.
Na ocasião, as discussões vão girar em torno de três temas principais: ampliação das oportunidades econômicas (com foco na política de desenvolvimento industrial e agrícola de inclusão); ampliação de oportunidades educativas (ampliação do ensino médio, reformulação do modelo pedagógico do ensino vigente no País e reconciliação do modelo de gestão local das escolas com os padrões nacionais); e aumento das
oportunidades culturais (foco na inclusão digital e fortalecimento da produção cultural e da diversidade no Brasil).
O objetivo dessa viagem é duplo. Além de buscar impulsionar o desenvolvimento econômico da Bahia, os ministros Gilberto Gil e Roberto Mangabeira Unger pretendem mobilizar políticos, empresários, trabalhadores, cientistas e demais representantes da sociedade baiana em torno de questões de interesse nacional. Ao meio dia, os ministros e o governador Jaques Wagner concedem coletiva à imprensa, no Salão de Atos da Governadoria, no CAB.
À tarde, a caravana segue para o auditório da Federação das Indústrias da Bahia para dar continuidade às discussões com representantes da sociedade civil e do setor cultural. No dia seguinte, quarta-feira (27), ainda na sede da Federação, os ministros continuarão os debates com líderes empresariais, em reunião durante toda manhã. No mesmo dia à tarde, a Caravana segue para Pernambuco.