A segunda edição de uma linha especial de financiamento para cooperativas formadas por catadores de materiais recicláveis foi lançada recentemente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo é fortalecer o segmento dos catadores e possibilitar a elevação da renda, a melhoria das condições de trabalho e a ampliação das oportunidades ocupacionais nas cooperativas.
Os interessados na linha de financiamento devem encaminhar solicitação ao BNDES até o dia 1º de fevereiro. São passíveis de apoio os projetos que, além de atenderem a critérios de elegibilidade e de enquadramento jurídico, obtenham um mínimo de pontos em critérios classificatórios, conforme regulamento disponível no site www.bndes.gov.br/linhas/catadores/asp.
Os recursos, disponíveis para investimentos em infra-estrutura e fortalecimento das cooperativas, não são reembolsáveis e são constituídos pelo fundo social do banco, constituído com parte de seus lucros anuais, para apoio de projetos de caráter social.
R$ 23 milhões - No primeiro ciclo de apoio a cooperativas de reciclagem, realizado em 2007, foram aprovados 34 projetos, com liberação total de R$ 23 milhões.
Estima-se que estas operações resultarão em incremento de cerca de 2.300 postos de trabalho nas cooperativas e de 45% na renda médias dos cooperados. Em caso de dúvida, envie e-mail com sua consulta específica para: [email protected]. (Fonte: Ocesp)