Economia

EMPRÉSTIMOS EM FOLHA PARA APOSENTADOS TERÃO LIMITES REDUZIDOS PARA 20%

Os aposentados sofrem nas mãos dos banqueiros e agiotas
| 07/01/2008 às 18:15
Aposentados penam na mão dos banqueiros e dos empréstimos consignados em folha (Foto:Div)
Foto:
  As regras do crédito com desconto em folha para os aposentados do INSS vão mudar a partir deste ano. A principal mudança será a redução do limite de endividamento de 30% para 20% da aposentadoria.

  Isso significa que o valor da prestação para os novos financiamentos vai ficar menor. Para quem já pegou empréstimo, não haverá mudança.

  A alteração deve entrar em vigor na próxima quarta-feira (9). Por causa das mudanças, os novos financiamentos estão suspensos desde a última quarta-feira (2).

  Outra alteração já foi publicada pelo governo no Diário Oficial da União. O INSS mudou o prazo máximo de pagamento dos empréstimos com desconto em folha, que passa de 36 para 60 meses.

  A vantagem do crédito consignado está nas taxas de juros, que são mais baixas que em outros tipos de financiamento, já que o desconto é feito diretamente na folha de pagamento.


  Além disso, o teto dos juros é fixado pelo governo. Hoje, a taxa de juros máxima para aposentados e pensionistas é de 2,64% ao mês.


  Até novembro de 2007, a volume de crédito com desconto na folha de pagamento das instituições financeiras era de R$ 63,9 bilhões.