"Somos mais de sete mil organizações em todo o Brasil, por isso temos sempre que colocar em evidência esse tema importante ligado à qualidade de vida e respeito às pessoas e ao ambiente que as cerca".
A avaliação é do presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, que considera ser fundamental o trabalho orientado pela ética, em torno do bem comum. "O cooperativismo se consolida pela iniciativa de todos aqueles que acreditam em futuro melhor, com resultados que beneficiem a todos, por isso a temática abordada em 2007 não poderia ser mais condizente com nossos valores e princípios", diz.
O assunto foi amplamente discutido em diferentes momentos do ano. Nas reuniões de interiorização, realizadas em mais de 11 cidades mineiras, nos Encontros Estaduais de Jovens, Mulheres e Dirigentes Cooperativistas, além do próprio Seminário de Responsabilidade Social, que aconteceu em dezembro, com grande êxito.
Todas essas ações contextualizam a importância da Responsabilidade Social Corporativa no cooperativismo mineiro que, através das ações do Sistema, alcançam a cada dia melhores resultados.
Com um histórico de aprimoramento e desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas, as cooperativas estão em posição de destaque na preservação e qualidade ambiental, com adoção novas práticas que acima de tudo proporcionam a sustentabilidade dos negócios.
A Responsabilidade Social amplia as dimensões dos relacionamentos empresariais, propondo uma nova forma de interagir com as partes envolvidas no negócio, gerando equilíbrio e reciprocidade para todos.
Ao analisar sua trajetória, fica claro que o cooperativismo inspirou a Responsabilidade Social como a conhecemos nos dias atuais. Considera uma forma de relação justa para todos os envolvidos no empreendimento, ponderando outros interesses significativos para a condução estratégica de suas atividades.