A seminário tem a chancela da Unifacs
A perspectiva de mudança da matriz energética brasileira a partir da utilização do biodesel é um dos temas que especialistas discutem essa semana em Salvador, durante o V Seminário de Regulação da Indústria de Energia.
Promovido pelo Mestrado em Regulação da Indústria de Energia da UNIFACS, o encontro, que acontece no Hotel Vila Galé, vai abordar ainda a regulação do gás natural, estruturação e autonomia das agências de regulação. Segundo a Petrobrás, a atual matriz energética brasileira é composta por petróleo (43,1%) e outros combustíveis líquidos (57,9%), além da dependência estrangeira (10%).
A utilização do biodiesel, extraído do óleo da mamona, pode ser a opção econômica e ambientalmente mais viável para garantir a independência energética brasileira. Para discutir o assunto, que domina a pauta econômica em diversos países, a UNIFACS reunirá especialistas como Ashley Brown, da Harvard University; Jorge Vasconcelos da New Energy Solutions e Ericson de Paula da DCT Engenharia.
Coordenado pelo professor Osvaldo Soriano, o seminário contará ainda com os professores Alexandre Aragão (UFRJ) e Ildo Sauer (USP).