Economia

SESCOOP DIVULGA PRÊMIO DE REDAÇÃO COOPERJOVEM E BAIANO É PREMIADO

O cooperativismo está em expansão no Brasil
| 24/11/2007 às 09:28
    Seis alunos de escolas do Maranhão, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Bahia conquistaram os três primeiros lugares do 1º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem.
 
  A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) reuniu mais de 15,2 mil redações em 14 estados brasileiros. Participaram escolas públicas e cooperativas educacionais de todas as regiões do país. O prêmio foi dividido em duas categorias, sendo categoria I - 3ª e 4ª séries, e categoria II - 5ª a 8ª séries.

  Na primeira categoria, os vencedores foram Fernanda Machado da Roza (10 anos), da 4ª série da Cooperativa Educacional de São Luís (Coeduc), no Maranhão. A redação da aluna de Votuporanga (SP), que cursa a terceira série no Centro Educação Municipal Professor Benedito Israel Duarte, Victória Letícia dos Santos Silva (9 anos), ganhou o segundo lugar. Manoel Gomes Silva Filho (10 anos) ficou com o terceiro lugar. Ele cursa a  4ª série da Escola Municipal Padre Maximino Gutierrez, em Mineiros (GO). 


  Os vencedores da segunda categoria, da 5ª a 8 ª série, foram: primeiro lugar - Larissa Miti Shirota (13 anos),  que cursa o último ano na Escola Dom Bosco, em Indápolis (MS). Caroline da Silva (14 anos),  da 8ª série, estuda na Escola Estadual Básica, Ângelo Scarpa, da cidade de São João do Sul (SC), ficou em segundo lugar, e Diego Armando Pinheiro Brito (12 anos), da sétima série, estudante da  Cooperativa Educacional de Eunápolis (Cooeduc), de Eunápolis (BA), em terceiro. 


   ESTÍMULO

  Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a iniciativa é um estímulo aos jovens que têm contato com o cooperativismo por meio das escolas participantes da premiação. "As redações demonstram que os jovens absorveram os valores e princípios cooperativistas".  Freitas destacou que o trabalho do Sescoop nas escolas tem ajudado na formação e consciência cooperativista de jovens como Larissa, de 13 anos, que expressou  muito bem o seu conhecimento em sua redação: (...) "Tão competitiva é a natureza do homem que se esquece que sem cooperação, participação de cada um, não terá o triunfo, o sucesso no trabalho, na sociedade e na família (...)". 


  "O programa superou as expectativas, pois participaram 15.240 alunos de 14 estados brasileiros. A previsão inicial era de 6 mil inscrições" avaliou o superintendente Técnico do Sistema OCB, Ramon Belisário. A participação massiva das escolas, explica Belisário, é o resultado do trabalho de construção participativa que contou com o envolvimento de 14 unidades estaduais do Sescoop: Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.  


  Os trabalhos vencedores serão premiadas com: 1º lugar - uma viagem com acompanhante, 2º lugar - um microsystem e 3º lugar - um MP3 Player. O Sistema OCB comunicou formalmente nesta quinta-feira (22/11) a lista dos vencedores às unidades estaduais. Nos próximos dias, mais informações sobre os vencedores estarão à disposição para consulta no portal http://www.brasilcooperativo.coop.br/, onde um banner eletrônico traz informações sobre o 1º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. A entrega dos prêmios está prevista para o próximo mês de dezembro.