A Fenagro começará sábado, 24, mas os animais chegam a partir de hoje
Ivete Sangalo e Bel Marques investem na pecuária e promovem leilões (Foto: Div)
Foto:
A festa internacional da agropecuária - Fenagro 2007, que se realizará de 24 de novembro próximo a 2 de dezembro, ocupando os 400 mil metros quadrados do Parque de Exposições de Salvador, tem pelo menos duas novidades fora do circuito central da Expo: o Congresso de Bioenergia, capitaneado pelos italianos de Verona; e os leilões de Ivete Sangalo/Odebrecht, dia 29, no Trapiche Adelaide; Bel Marques/Wilson Marques, no Catussaba, dia 28/11; e Eujácio Simões/Tarzan, dia 20/11, também no Catussaba.
Os emergente da música axé estão investindo na genética bovina e os leilões serão transmitidos pelo Canal Rural para todo Brasil, com a venda de sêmen (in-vitro) e a realização de negócios on-line. De um pecuarista baiano o informe de que a cantora Ivete Sangalo já teria investido algo em torno de R$10 milhões em plantas genéticas e criação de bovinos, compra de matrizes, fazendas e outros.
A Fernagro deverá reunir milhares de animais de vários estados brasileiros, atraindo um grande público especializado entre criadores, técnicos, compradores e todos aqueles que gostam do ambiente rural . Somente da raça Nelore serão expostos cerca de 800 animais, acrescendo ainda centenas de outros que serão comercializados durante o evento.
Os animais começarão a entrar no parque a partir de hoje, 19, e os julgamentos das raças terão início no dia 26. Os animais da raça Nelore terão seus julgamentos a partir do dia 27, terça-feira à sábado, dia 1o. de dezembro, data que antecede o final do evento. Também, na terça-feira, dia 27, será realizado o julgamento da raça Tabapuã; na quarta-feira, dia 28, da Indu Brasil; de quarta-feira dia 28 à sábado, 1o de dezembro o Mangalarga Marchador; nas quinta e sexta-feiras , dias 29 e 30, acontecerá os julgamentos do Mangalarga Paulista; na quinta-feira, dia 29, da raça Simental; Girolando nas segunda e terça-feiras, dias 26 e 27 de novembro; Gir; nas quinta e sexta-feiras à tarde, dias 29 e 30, e o julgamento da raça Brahman na quarta-feira à tarde, dia 28.
Os caprinos e ovinos terão seus julgamentos realizados a partir de segunda-feira, dias 26 de novembro até 1o. de dezembroBioenergia tem sido apresentada como a solução mundial para a alteração da matriz energética devido a grande preocupação com os efeitos do aquecimento global, cuja aceleração tem surpreendido cientistas e provocado decisões audaciosas de governos.
CONGRESSO DE
BIOENERGIA
O Congresso de Bioenergia será realizada com o pessoal técnico de Verona, Itália.
A bioenergia é comercialmente viável e ecologicamente sustentável, mostrando aos empresários e governos que as vantagens desse setor vão além da questão ambiental.
O problema das emissões de carbono requer o envolvimento de todos os países, pois ele transcende as fronteiras políticas, convicções religiosas ou estágio de desenvolvimento.
Por esse motivo a Global Bioenergy Américas está formando o conceito de Capitais Mundiais da Bioenergia, para que, além de sediar os eventos, sejam pólos do debate de idéias, fomento de investimentos e desenvolvimento de negócios.
Outro importante conceito da GBA é o da parceria com entidades e feiras agro-pecuárias, para que se possa sensibilizar, informar e mobilizar o setor que, na prática produz a matéria-prima para a geração de bioenergia.
A feira acontecerá numa área coberta e refrigerada de cerca de 1.260m2, com 714m2 de estandes, para ser ocupada por governos, institutos, centros de pesquisa e empresas brasileiras, e estrangeiras. A área externa terá 162m2 para demonstração de máquinas de produção de bioenergia
O Congresso contará com as presenças de palestrantes nacionais e internacionais de renome internacional, além de uma platéia de 300 profissionais do setor de Bioenergia, incluindo entidades governamentais, concessionárias de energia, cooperativas e associações de agro-pecuaristas, entidades de pesquisa aplicada e fornecedores de equipamentos e de serviços brasileiros e internacionais.
Programa
Será apresentado em breve um programa detalhado. Os temas principais serão:
ECO-PELLETS - a utilização dos resíduos agrícolas e madeira para a produção de energia BIOGÁS - dejetos e resíduos, de problema ambiental a solução energética
BIODIESEL & ETANOL - oportunidades, experiências, novas aplicações e comércio global
FINANCIAMENTO & CRÉDITOS DE CARBONO - Investimentos e linhas de crédito