Economia

EVOLUÇÃO DO COOPERATIVISMO NO BRASIL NÃO ACONTECEU POR ACASO

As informações são do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski
| 13/11/2007 às 22:00
 "O trabalho incessante e organizado promovido pelos dirigentes a frente das cooperativas ao longo da última década foi fantástico e resultou em significativos avanços para o cooperativismo paranaense.

  Essa evolução significativa não aconteceu por acaso, mas por vários motivos como por exemplo, a profissionalização das cooperativas", avalia o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, que está coordenando uma série de cinco Encontros de Núcleos Cooperativo promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Os eventos contam com a participação de lideres cooperativistas.

  Segundo Koslovski, o faturamento das cooperativas paranaenses saiu de R$ 4,8 bilhões em 1997 para R$ 16,50 bilhões em 2007 e a participação do setor no PIB do Paraná cresceu de 9,2% para 16,5% no período de dez anos.
 
  "O cooperativismo avançou muito e está obtendo conquistas em importantes áreas como econômica, social e de distribuição de renda aos seus associados. Não existe nenhum outro sistema que propicie a distribuição de sobras para milhares de pessoas anualmente como o cooperativismo. Podemos ratificar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social dos seus integrantes e também da comunidade", assegura Koslowski.


  AVANÇOS

  Para o presidente da Ocepar, os avanços conquistados pelo cooperativismo são fruto de vários fatores, responsáveis pelo desenvolvimento do setor.  Ele destaca que tem sido preponderantes para o sucesso do cooperativismo a visão e a gestão estratégica das cooperativas com planejamento a médio e a longo prazo, a gestão profissionalizada, que foi decisiva para a superação dos problemas verificados nos últimos anos em face da grave crise vivida pela agricultura e os resultados conquistados motivados pelo comprometimento dos cooperados nas ações das cooperativas.


 "A capacitação dos cooperados e funcionários também é outro motivo relevante para o sucesso do cooperativismo. O avanço nessa área educacional é expressivo com apoio do Sescoop saímos de apenas 85 eventos em 1997 para 2,4 mil em 2007. Desta forma estamos colaborando para o aperfeiçoamento de centenas de milhares de pessoas em todo o Estado", diz Koslowski.