Leia as declarações do deputado José Carlos Aleluia
Aleluia diz que nenhum país tem tecnologia p/a explorar petróleo a 7 mil metros de profundidade
Foto:
"Nenhum país do mundo tem tecnologia para explorar petróleo a 7 mil metros de profundidade. Muito menos o Brasil, sobretudo porque o governo Lula pouco investe em pesquisa.
Além do mais, a descoberta de petróleo na Bacia de Santos, que está em estudo há anos, hoje é apenas uma hipótese. A ser confirmada, o País somente aproveitaria a descoberta por volta de 2014. Portanto, Lula mais uma vez está blefando", declarou o deputado José Carlos Aleluia (Democratas-BA), ao rebater o discurso do presidente da República durante a propaganda "Café com o presidente".
A profundidade do suposto petróleo encontrado equivale quase à altura do Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8844 metros, localizada na cordilheira do Himalaia, fronteira entre o Nepal e o Tibete, na China Para Aleluia, o episódio do anúncio da descoberta de petróleo não passou de uma encenação, "puro marketing", em face da crise do gás.
"Com a habitual incompetência do governo, quando se trata de questões sérias, Lula escalou a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para informar a novidade, desprezando o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia. Que, aliás, é interino desde o escândalo das propinas da Gautama, Claramente, a intenção foi alavancar a imagem da ministra Dilma como candidata presidencial em 2010", disse Aleluia.
MAIS INVESTIMENTOS
Sem nenhum c onstrangimento, Lula afirmou que "temos tecnologia para isso - explorar o petróleo a 7 mil metros de profundidade -, a Petrobras tem possibilidade, agora, isso precisa um pouco mais de estudo, de mais investimento em tecnologia, para que a gente possa fazer com que esse petróleo comece a gerar as riquezas que nós tanto precisamos."
Segundo Aleluia, o presidente Lula acostumou-se à mentira e não tem o menor pudor em falar sobre o que desconhece ou mesmo cometer inverdades. "O que está no ar é o vazamento da informação sobre a descoberta de petróleo, que teria provocado ganhos extraordinários na Bolsa.
É mais um escândalo no governo, que precisa ser apurado. Requentar uma notícia para deslocar do foco a crise do gás é tão grave quanto o vazamento da ´descoberta` de petróleo", criticou Aleluia. Sobre a declaração de Lula de que quando "os lagos que produzem (sic) energia elétrica tiverem num nível muito baixo, nós acionaremos imediatamente as termoelétricas a gás", Aleluia observa que o presidente apostou nas chuvas e até agora está perdendo. "
O governo Lula não construiu um único projeto novo de geração de energia elétrica. Se o governo FHC não tivesse deixado um excedente de energia, a essa altura o Brasil estaria sob um novo apagão, isto é, o apagão previsto para o final da década seria antecipado. Lula degradou a infra-estrutura que encontrou e nada fez de novo", concluiu Aleluia.