Os dois presidentes também devem tratar sobre o abastecimento de gás natural entre os dois países. Problemas com o fornecimento boliviano provocaram a falta de gás natural no território brasileiro nas últimas semanas.
O encontro com o presidente boliviano se dá também depois do anúncio das dimensões de novas fontes brasileiras de petróleo na Bacia de Santos. A perspectiva é de que o Brasil pode entrar no mercado de exportação do produto.
Esta é uma das investidas brasileiras para resolver o problema. Nesta semana, a diretoria da Petrobras esteve na Bolívia para discutir o assunto. Também está prevista uma viagem de Lula à Bolívia em dezembro deste ano.
Cúpula
Ibero-Americana
O presidente Lula participa do evento no Chile acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Combate à Fome, Patrus Ananias. O tema central da XVII Cúpula é "Coesão Social e Políticas Sociais destinadas a tornar as Sociedades Ibero-Americanas mais inclusivas".
No evento, serão firmados a Declaração de Santiago e seu correspondente Programa de Ação, além do Convênio de Previdência Social, que deverá servir de quadro jurídico comum para a proteção de trabalhadores no âmbito ibero-americano. Está prevista ainda a adoção da Carta Ibero-Americana de Governo Eletrônico.
Além da reunião com Morales, Lula aproveita a oportunidade para também realizar reuniões bilaterais com o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, e do Chile, Michelle Bachelet.