Muitos servidores estão "empendurados" no Bradesco
Muitos servidores estão na corda bamba e recebendo holerites zerados (Foto:Arq)
Foto:
Está um rolo dos pecados a inicial de transferência da conta dos servidores públicos do Estado do Bradesco para o Banco do Brasil. O problema é que muitos servidores que tinham empréstimos com o Bradesco, não consignado, estão recebendo os soldos do mês de outubro, lançados em folha hoje, com os holerites zerados ou quase isso.
O Bradesco estaria raspando o tacho enquanto é tempo uma vez que, a partir do próximo mês, os salários de ativos e inativos serão pagos via Banco do Brasil.
Quanto aos empréstimos consignados, aqueles descontados em folha com autorização dos servidores, continuarão a ser descontados pelo Banco do Brasil, em operação de repasse ao Bradesco, na compensação.
A questão mais problemática resulta para aqueles sevidores que já mantinha contas no Bradesco há anos, desde que o banco absorveu as contas do Baneb, e conseguiram um crédito adicional além do já descontado em consignação. Ou seja, o Bradesco fazia empréstimos duplos (consignados e não consignados) com avais próprias de uma transação bancária.
O número de servidores nessa condição é grande daí que o Bradesco, aproveitando que ainda pagará aos servidores este mês, estaria cobrando o que é possível, dessas pessoas que têm duplos empréstimos.
O banco teme que não consiga receber com facilidade o que emprestou, uma vez que, a possibilidade de deduzir os empréstimos em folha não acontecerá mais em novembro próximo.
Tem sido grande a grita em algumas secretarias de Estado, hoje, no CAB.