O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) liberou R$ 100 mil para a instalação da primeira Incubadora de Economia Solidária da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A instituição teve o seu projeto aprovado pelo governo federal, que está destinando os recursos por meio do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares.
Segundo revela a pró-reitora de Extensão da Uneal, Eliane Bezerra, a Incubadora de Economia Solidária vai focar suas ações para o fortalecimento da Cooperativa de Reciclagem de Lixo, no bairro de Mangabeiras, em Arapiraca, em projeto comunitário de produção de mel no município de Santana do Ipanema.
Eliane Bezerra adiantou que o Ministério do Trabalho pretende ajudar as universidades a acompanhar e formar cooperativas e formas associativas de trabalho, por meio de incubadoras. Além disso, o projeto visa à educação e a formação em cooperativismo e economia solidária, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa para aperfeiçoamento do cooperativismo.
Na execução do Proninc, o Ministério do Trabalho tem como parceiras as universidades brasileiras; a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério de Ciência e Tecnologia; a Fundação Banco do Brasil; o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Ministério da Educação. O projeto está contemplando 40 universidades, com a liberação de R$ 5 milhões para a iniciativa, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.