Economia

GOVERNADORES DO NORDESTE DISCUTEM AJUSTE FISCAL NOS ESTADOS

O governador Jaques Wagner esteve no Maranhão
| 05/10/2007 às 19:45
  Por sugestão do governador Jaques Wagner, aprovada pela plenária, o 5º Encontro dos Governadores da Região Nordeste será em Salvador (BA), na segunda quinzena do mês de novembro próximo.

  No 4º Encontro, hoje (5), em São Luís do Maranhão, os governadores discutiram estratégias de desenvolvimento regional, reestruturação e ajuste fiscal dos estados Um dos principais temas foi a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

  O evento, aberto pelo governador do Maranhão, Jackson Lago, contou com a participação dos governadores Wellington Dias (Piauí), Cid Gomes (Ceará), Marcelo Deda (Sergipe), Cássio Cunha Lima (Paraíba), Teotônio Vilela Filho (Alagoas) e Wilma Farias (Rio Grande do Norte), do vice-governador de Pernambuco, João Lira, dos presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e do Banco do Nordeste, Roberto Smith.

  O presidente do BNDES explicou que os R$ 19,4 bilhões desembolsados pelo banco aos nove estados do Nordeste entre 2000 e 2005 foram responsáveis pela geração de mais de 180 mil postos de trabalho.
 
  "Como um banco público, o BNDES tem como missão fundamental o desenvolvimento do país. E o Nordeste é uma peça importante nesse processo", definiu Coutinho.
Junto a técnicos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), os governadores discutiram a Lei Complementar nº 125/2007, que trata da criação do órgão.