Economia

REVISTA DA FGV DESTACA EXPERIÊNCIAS DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

A revista chama-se Getúlio e é editada pela FGV
| 24/09/2007 às 17:45
 

A revista Getúlio de setembro, editada pela Fundação Getúlio Vargas, destaca experiências bem sucedidas de cooperativas de crédito. Artigo assinado por Roberto Simon, membro do Comitê de Finanças e Novas Estratégias da União Internacional de Arquitetos, ressalta o exemplo da "Caja de Arquitectos", da Espanha, e anuncia a criação da cooperativa Arqcred, iniciativa da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA).


Na cooperativa dos arquitetos espanhóis, parte das sobras foram utilizadas para criar soluções para os próprios sócios. A transferência autorizada em assembléias possibilitou a criação da Arquigest (gestão do patrimônio), Arquipensiones (gestão de fundos de pensão), Fundación Caja de Arquitetos (entidade cultural) e a Arquiseguros (promoção, mediação e assessoria em operações de seguros). A Fundación Caja, por exemplo, é membro do comitê organizador da Bienal de Arquitetura Espanhola e organiza uma série de projetos, exposições e eventos na Espanha.



"Ao aprofundar as reflexões sobre a experiência espanhola, o que se verifica é a extraordinária contribuição à atividade profissional dos arquitetos daquele país. O desafio, então, será, com a brevidade que o caso requer, estruturarmos nossa Arqcred no futuro próximo", escreve Simon.



Brasil


Como exemplo bem sucedido de cooperativas de crédito ligadas a categorias profissionais no Brasil, Simon cita as Unicreds, formadas por médicos e demais trabalhadores da área da saúde, que já está presente em 24 estados.