Economia

LAURO PROMOVE NESTA QUINTA FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Lauro de Freitas é município da RMS
| 19/09/2007 às 19:46
  Com presenças dos secretários estaduais de Turismo, Domingos Leonelli, de Indústria e Comércio, Rafael Amoedo, e de Planejamento, Ronald Lobato, Lauro de Freitas realiza nesta quinta e sexta-feira, o III Fórum de Desenvolvimento Econômico, a partir das 8h, no Auditório da Unime. Na pauta, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Programa Estadual de Crescimento (PEC), investimentos municipais, política industrial, o turismo e os novos arranjos produtivos para o Litoral Norte.

  O subchefe para Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, vai explicar a política de desenvolvimento do Mercosul, e o representante do Ministério da Justiça, Vicente Trevas, aborda a política dos consórcios municipal. A proposta é traçar um panorama amplo das oportunidades de investimentos no Litoral Norte e Região Metropolitana de Salvador, analisando principalmente o impacto dos programas federais na região.


  MAIS CRESCE

  Município que mais cresce no Estado, Lauro de Freitas apresenta números positivos na geração de emprego e na atração de indústrias, experiências que serão abordadas no Forum pela prefeita Moema Gramacho. De acordo com o Censo empresarial realizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae, no ano passado, o município abriga quase 4 mil empresas, a maioria de serviços e comércio, e 206 indústrias, entre elas transnacionais do ramo eletroeletrônico. Essa expansão assegurou o crescimento em 55% no número de empregos com carteira assinada, nos últimos dois anos.


  Para o diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas (Adelf) e organizador do Fórum, José Carlos Arrruti, fatores das economias nacional, regional e local se combinaram para impulsionar o desenvolvimento de Lauro de Freitas, mas o boom da economia no município deve ser entendido também à luz do empenho do poder público em articular as cadeias produtivas e da própria lógica de mercado que corre atrás de redução de custos. "O ciclo de plásticos, eletroeletrônicos e de papel e embalagem instalados, hoje, em Lauro de Freitas são os maiores no Estado", afirma.



LF. 18.