Economia

TÉÂTRE DU SOLEIL FUNCIONA EM SISTEMA COOPERATIVO E VEM AO BRASIL

As apresentações serão em SP
| 14/09/2007 às 21:15
   Uma das mais tradicionais companhias teatrais da França, a Téâtre du Soleil, vem pela primeira vez ao Brasil trazendo o mega-espetáculo "Les Éphémères".

   A montagem tem seis horas e meia de duração e conta com um elenco de 60 atores. Com estréia prevista para o dia 12 de outubro, "Les Éphémères" será encenado no Sesc Belenzinho, na zona leste de São Paulo. Os ingressos começaram e ser vendidos nesta quinta-feira (13) e esgotaram em menos de três horas.

   O diferencial da companhia francesa criada em 1964 pela diretora Ariane Mnouchkine é o funcionamento em "sistema de cooperativa". O elenco - com atores de 30 nacionalidades - dedica-se exclusivamente às suas montagens grandiosas e todos recebem o mesmo salário.

  A distribuição dos papéis só é decidida após os atores terem encarnado todos os personagens. A trupe fica instalada numa antiga fábrica de munição do exército francês, localizada no Bosque de Vincennes, na Cartoucherie, nos arredores de Paris.


Cenas da vida


O espetáculo conta várias histórias cotidianas que o espectador vai aos poucos percebendo como se encaixam umas nas outras, um pouco como fez o diretor Robert Altman no filme "Short cuts". A montagem é encenada em francês, mas um telão instalado na parte superior do palco fará a tradução simultânea.


Para mergulhar no universo da trupe, o público deve chegar uma hora antes do início de cada sessão na qual são servidas comidinhas e bebidas, enquanto o elenco se prepara para entrar em cena. A idéia da diretora é fazer com que o público se sinta dentro da sede original do Téâtre du Soleil.