Economia

GOVERNADOR TEM ENCONTRO COM DIREÇÃO DA FORD NOS ESTADOS UNIDOS

Veja a agenda do governador nos Estados Unidos
| 11/09/2007 às 23:01

  Washington (EUA) - Um encontro bastante produtivo. Assim o governador Jaques Wagner definiu sua participação nesta terça-feira (11) no encontro no Brazil Institute do Woodrow Wilson Center (WWC), dirigido pelo brasileiro Paulo Sotero, na capital americana.
 
  A participação do governador no café da manhã do WWC foi mais uma das  atividades da agenda que a missão baiana cumpre nos Estados Unidos, onde foi assinar contratos e protocolos de intenções, além de manter encontros com a iniciativa privada buscando atrair novos investimentos do empresariado americano no Estado e fortalecer aqueles já existentes.

  No encontro com a direção da Ford Motor Company, o governador baiano ouviu dos dirigentes da empresa a disposição em aumentar os investimentos na fábrica instalada em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, fortalecer seus negócios na Bahia. Outro encontro foi o que Wagner teve com Luiz Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), e depois com técnicos da instituição financeira.

  Na oportunidade, a missão baiana discutiu com a direção e os técnicos do Bid o apoio financeiro da instituição a projetos desenvolvidos pelo governo, a exemplo do Água para Todos, e recuperação de sítios históricos, incluindo aí a revitalização do Pelourinho, um esforço conjunto de diversos órgãos da estrutura governamental para resgatar o patrimônio cultural, arquitetônico e social do local, cujo projeto deverá ser anunciado em breve pelo governador.

  Com a presença do embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Antônio Patriota, a missão baiana esteve com representantes da Comissão das Relações Exteriores na Câmara de Deputados e fez uma visita oficial ao Departamento Americano de Estado, quando o governador revelou, ao representante da secretária Condolezza Rice, o seu interesse em que ela inclua a Bahia no roteiro da sua próxima viagem ao Brasil, prevista para o início do próximo ano. 
 
  O convite, segundo relatou o secretário Fernando Schmidt, integrante da comitiva do governo baiano, obteve boa recepção por parte das autoridades americanas, que falaram da curiosidade da secretária em conhecer a realidade baiana, especialmente no que diz respeito à influência africana na formação da população. Hoje mesmo a missão baiana seguiu para Nova Iorque - última etapa da viagem oficial aos Estados Unidos -, onde a missão tem importantes encontros com empresários do setor de mineração, bioenergia e turismo, buscando atrair investimentos para essas áreas.