Deverá ser publicado no Diário Oficial do Município, nesta quarta-feira, 5, a nomeação do novo secretário da Fazenda, Flávio Orlando Matos, atual diretor financeiro da Ebal.
Coincidentemente ou não, o presidente do momento na Ebal é Reub Celestino, ex-secretário da Fazenda do Município que deixou o cargo anunciando que havia "uma gastança desenfreada" em Salvador e responsabilizando tal atitude ao prefeito João Henrique (PMDB).
Com a nomeação de Flávio este será o 5º secretário da Fazenda na administração atual, com 2 anos e 8 meses. Os outros foram: João Cock, Reub Celestino, José Amilton e Oscimar Torres.
A indicação de Torres é uma imposição do PMDB partido que deseja ainda a pasta da Comunicação. Nos meios políticos os comentários são de que o ministro Geddel Vieira Lima, liderança máxima do PMDB na Bahia, gosta de gente mais impetuosa, mais dinâmica.
Ainda segundo fontes extra-oficiais o programa Refis-2 lançado com ampla campanha publicitária teria sido um fracasso, em termos de arrecadação, e este seria um dos motivos (além do político) para colocar a cabeça de Oscimar a prêmio.
Oscimar é considerado, no meio político, como durvalista. Ou seja, ligado politicamente ao senador João Durval (PDT), pai de João Henrique (PMDB). Advogado por formação, recentemente, concorreu a vaga de desembargador do TJ.